-
Arquitetos: Benn + Penna Architecture
- Área: 180 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Brock Beazley
Descrição enviada pela equipe de projeto. Após o Covid as fronteiras entre trabalho e lazer ficaram permanentemente indefinidas. O bem-estar é uma prioridade. Como podemos projetar espaços de trabalho que promovam vidas saudáveis? Um antigo galpão de armazenamento, localizado no Byron Bay Arts and Industry Estate, na Austrália, foi repensado por Benn + Penna como um local de trabalho em uma galeria, fundindo trabalho e vida privada.
Andrew Benn, diretor do escritório de arquitetura, diz: "Transformamos o antigo edifício industrial em um espaço híbrido de trabalho e galeria, abraçando o espírito da era pós-Covid. As diferentes escalas e atmosferas dentro de uma única caixa - de um vão dramático de pé direito duplo a cantos íntimos - refletem essa nova forma de viver".
"A Galeria Tasman dá continuidade à pesquisa do escritório sobre como o design espacial e material podem melhorar o bem-estar. As conexões entre criatividade e bem-estar são bem conhecidas, assim como os benefícios da polinização cruzada entre diferentes ambientes para promover a troca de ideias, engajamento, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e minimizar as baias de trabalho".
"Contém um certo drama - o mezanino envolve o vão, como um palco, com uma cortina de aço inoxidável. Contém dinamismo - a escada escultural forte varre as linhas de visão pelos espaços, evocando movimento, e atua como um catalisador para a interação no local de trabalho. E contém, também, suavidade - luz difusa, acústica suave, espaços de escala íntima".
Na periferia de Byron Bay, o parque industrial abriga start-ups criativas, lojas de boutique, alimentos artesanais e bebidas. O cliente é um empreendedor local com interesse em artes e alimentos sustentáveis. O objetivo era atrair inquilinos culturalmente investidos. A área do térreo é projetada como um espaço de galeria, inicialmente hospedando a própria coleção de arte do cliente e, posteriormente, exposições temporárias de artistas locais. A natureza flexível dessa área é um elemento atrativo para futuros inquilinos dos espaços de escritório do mezanino.
"Para alcançar os objetivos de polinização cruzada e bem-estar, suavizamos a estrutura de concreto e aço (visual e ambientalmente) trazendo uma iluminação suave por várias claraboias pequenas, criando uma atmosfera ideal para exposições e trabalho. Materiais suaves (piso de linóleo, superfícies vazadas, móveis luxuosos) amenizam a acústica. Ao colocar malha de aço ao redor do vão, o espaço industrial é amplificado, as linhas de visão são mantidas ao longo de todo o espaço e é criada uma margem sem guarda-corpo para o vão".
No segundo nível, os espaços de trabalho 'giram' em torno da escada central que economiza espaço, além de orientar toda a experiência do edifício. As divisórias de vidro das cabines de trabalho permitem conexão visual e separação. O guarda-corpo de malha de metal é esteticamente simples, permite filtrar a luz, reduz o volume visual e abre os espaços, mantendo a estética industrial.
As cabines de trabalho brancas mantêm uma forte coerência visual, contrastando com a estrutura industrial bruta, reduzindo a escala do espaço e sugerindo as maneiras pelas quais a área pode ser reconfigurada. Painéis acústicos de teto suspensos brancos são 'inseridos' no vasto espaço. Prateleiras de exposição metálicas independentes abrigam coleções de arte e livros e delineiam espaços. Vasos de concreto e um balcão de cozinha dão continuidade à estética. Um esquema de cores monocromático é complementado por um layout que permite a compra de móveis simples de lojas facilmente acessíveis. Serviços aparentes geram interesse visual.
O piso é de concreto polido aparente no térreo, com zonas delimitadas por pintura quando necessário. No andar de cima, o piso vinílico de baixa manutenção e durável facilita a absorção sonora e permite combinar cores individualizadas nos ajustes de escritório.
"O projeto continua a missão do Benn + Penna de criar espaços tranquilos, restritos e empáticos, usando uma paleta de materiais mínima, com projetos modestos e atemporais, para resultados sustentáveis. Nossos projetos exploram a intensidade de um ou dois materiais para criar espaços originais e funcionais".
"Este projeto contribui para as indústrias criativas do norte de NSW e o bem-estar da comunidade local", acrescentou.